Ignorância e Reivindicações


Somos ignorantes e resignados. Vivemos nossas vidas confinados dentro de nossos umbigos. Os mais ambiciosos, aqueles que passam a vida a tentar conhecer o resto do ventre, desses dizemos que são cultos, vividos, viajados e - quiçá até - eruditos.

Não conhecemos nada ou quase nada da nossa própria cultura; de outros povos, então... E do cânone das grandes obras literárias, musicais, artes plásticas, o que sabemos? Nada. Quando sabemos mais do que nada, aquele pouco que sabemos precisa ser visto com o uso de microscópio eletrônico.


Pois bem, há pouco, vi um pequeno vídeo que se propõe a retratar a beleza feminina nas pinturas dos últimos 500 anos. Um vídeo simples, para não dizer simplório. Só imagens aleatórias rodando na tela. Eu mesma não faço ideia de quem são, de onde, de quando... Cânone ocidental, é claro, europeu (redundância). Nos comentários, abaixo do vídeo, uma chuva de pessoas indignadas a reclamar que aquilo tratava apenas da beleza feminina "branca". Confesso que isso me causou perplexidade.


Deixo cá uma sugestão a todos os insatisfeitos. Vençam o umbigo e arregacem as mangas. Já passou da hora de buscarem, então, os últimos 500 anos da beleza feminina fora do "white people" eurocêntrico.


Façam uma pesquisa árdua. Enveredem pela África, pela Ásia... O que sabemos das sua artes? Nada! Da sua cultura? Nada. Nadica de nada.


Pesquisa feita, então, façam um novo vídeo. Presenteiem a nossa ignorância com uma explosão de novas imagens, novos conceitos, novas técnicas, novos conhecimentos. Há um mundo imenso a ser explorado. Arregacem as mangas, saiam de vossos reclamantes umbigos, aceitem a dor nas costas e a postura curvada de quem quase esquece da própria vida mergulhado em livros.


Precisarão buscar novas imagens, estudar a fundo novos idiomas, mitologias, novas histórias da arte, biografias de novos-velhos artistas... Sim, porque para nós será tudo novo.


Façam isso para tudo, para qualquer tema, assunto, reivindicação.

Façam isso a cada vez que o umbigo sentir falta de alguma coisa.


Posso garantir-lhes que o trabalho será árduo e tão rico, a ponto de vocês nem mais darem tanta atenção aos umbigos.


Quem sabe assim, finalmente, consigam apreciar o belo da arte, sem tanta política, politiquice e politiquismo.

#política #ignorância #crônicas #DeiseZandonáFlores

1 visualização
ATENA

ATENA

Adquira já o seu livro de poesias!

APOLO

APOLO

Adquira já o seu livro de poesias!

HADES

HADES

Adquira já o seu livro de poesias!

AFRODISIA

AFRODISIA

Adquira já o seu livro de poesias!

Patrocine a poetisa. Doe um cafezinho. Grata!

Siga-me nas redes sociais.

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram