Dessacralização do Mundo


A dessacralização do mundo, de uma perspectiva histórica, é um fenômeno recente. "O homem profano descende do homem religioso e não pode anular a sua história: os comportamentos de seus antepassados que o constituíram tal como ele é hoje.

Grande parte da sua existência é alimentada por pulsões que lhe chegam do mais profundo do seu ser, da zona que chamou de inconsciente. Um homem exclusivamente racional é uma abstração; jamais o encontramos na realidade.

Todo ser humano é constituído, ao mesmo tempo, por uma atividade inconsciente e por experiências irracionais. Ora, os conteúdos e as estruturas do inconsciente apresentam semelhanças surpreendentes com as imagens e figuras mitológicas." Isso não quer dizer que as mitologias são produtos do inconsciente, pois o mito "se revela" como mito, ou seja, "proclama que algo se manifestou de maneira exemplar". Um mito é "produzido" pelo inconsciente da mesma maneira que se pode dizer que Madame Bovary é "produto" de um adultério.

Os conteúdos e as estruturas do inconsciente são o resultado das situações existenciais imemorias, sobretudo das situações críticas, e é por essa razão que o inconsciente apresenta uma aura religiosa."

Fonte: Mircea Eliade.

****

#MirceaEliade #Osagradoeoprofano #citação

5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Crise Existencial e Religião

Uma crise existencial traz à tona questões atemporais na história do pensamento humano, questões sobre a realidade do mundo e a presença do homem no mundo: "até que ponto o mundo e a vida são reais ou

ATENA

ATENA

Adquira já o seu livro de poesias!

APOLO

APOLO

Adquira já o seu livro de poesias!

HADES

HADES

Adquira já o seu livro de poesias!

AFRODISIA

AFRODISIA

Adquira já o seu livro de poesias!

Patrocine a poetisa. Doe um cafezinho. Grata!

Siga-me nas redes sociais.

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram