Crise Existencial e Religião


Uma crise existencial traz à tona questões atemporais na história do pensamento humano, questões sobre a realidade do mundo e a presença do homem no mundo: "até que ponto o mundo e a vida são reais ou apenas um sonho ou ilusão? Quem eu sou nesse mundo? Qual o sentido da vida e de tudo o que ela traz?", para citar alguns exemplos.

Se pensarmos nos primórdios da cultura, a realidade do mundo "confunde-se" com a realidade divina. O mundo é sagrado.Tudo o que existe é sagrado, pois é criação divina. O mundo nasceu sagrado e somente nos últimos três séculos começou a ser amplamente dessacralizado. E a psique humana?

Eliade nos diz:

"(...) na medida em que o inconsciente é o resultado de inúmeras experiências existenciais, ele se assemelha aos mais diversos universos religiosos."

A religião é a solução exemplar de toda a crise existencial, pois seus mitos trazem modelos exemplares que orientam e guiam a presença do homem no mundo. As situações apresentadas pela religião são exemplares, repetíveis e têm por característica fundamental constituírem uma verdade revelada de origem transcendental.

A solução religiosa resolve a crise existencial, porque tem o mérito de retirar o homem do fosso de situações efêmeras e particulares e situa-lo no Plano da Visão: a religião apresenta-lhe situações, modelos e soluções que já não são nem contingentes nem particulares, mas universais e atemporais. A solução religiosa permite ao homem ultrapassar suas situações pessoais para, ao final, alcançar o mundo do espírito.

Tendo em vista esta aura religiosa que envolve as estruturas do inconsciente psíquico (psique, em grego, e anima, em latim, significam literalmente "alma"), "mesmo o homem mais francamente não-religioso partilha ainda, no mais profundo do seu ser, de um comportamento religiosamente orientado."

Areia Nymphia Fonte: Mircea Eliade - O Sagrado e o Profano.

Acesse o Areia Nymphia no Facebook.

#crise #criseexistencial #vida #sentidodavida #religião #sagrado #divino #solução #AreiaNymphia

6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Dessacralização do Mundo

A dessacralização do mundo, de uma perspectiva histórica, é um fenômeno recente. "O homem profano descende do homem religioso e não pode anular a sua história: os comportamentos de seus antepassados q

ATENA

ATENA

Adquira já o seu livro de poesias!

APOLO

APOLO

Adquira já o seu livro de poesias!

HADES

HADES

Adquira já o seu livro de poesias!

AFRODISIA

AFRODISIA

Adquira já o seu livro de poesias!

Patrocine a poetisa. Doe um cafezinho. Grata!

Siga-me nas redes sociais.

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram