O Nascimento de Eros e Afrodite em Hesíodo


Nas origens, o Céu (Ouranos) é uma força fecundante, um instinto de inesgotável desejo de cópula com a Terra. Através da chuva-sêmen, fecunda a Terra de amplo seio: o matrimônio sagrado (hierosgamos). A Terra é mãe sempre prenhe, procriante e nutriz de uma superabundante vida animal e vegetal. Um dos filhos desta união entre Terra e Céu, Crono, foi instigado pela mãe a ferir seu pai: é a Terra quem põe limites à quantidade de vida que pode gerar e nutrir. Crono, dotado de uma inteligência sinuosa, coloca-se de tocaia e castra seu pai, o Céu Constelado, enquanto mais uma vez ele se entregava à sua atividade fertilizadora, que não conhecia regras nem limites, e obedecia única e exclusivamente a um impulso vital ou instinto reprodutivo. Da castração do Céu-Instinto, Crono-Astúcia joga os genitais do pai a esmo para trás. Dos respingos de sangue na Terra, nascem as Erínias (ou Fúrias), responsáveis pela manutenção da novas regras do jogo, as Ninfas Mélias (Freixos, do qual são feitos lanças duríssimas) e gigantes belicosos. Do pênis do Céu caído ao mar, do sêmen misturado à espuma das ondas, nasce já adulta a Deusa Afrodite. Afrodite nasce e preside um novo modo pelo qual Deuses e homens procriarão. A partir de Afrodite, a procriação não se dará mais pelo mero instinto de preservação da vida, mas pela união amorosa. É interessante observar que, junto de Afrodite, Eros desce à Terra. Eros é uma força que integra as origens da Totalidade Cósmica. Eros preexiste a Afrodite. É dito na literatura que Eros seja filho de Afrodite, porque ele "nasce" para um novo tipo de existência aqui na Terra. Eros não é mais apenas um dos princípios cósmicos da criação. A partir deste novo nascimento, Eros é o ardor sexual, a união erótica que caminha ao lado do Amor (Afrodite) e preside a união e a procriação entre os Deuses, os homens e os animais, que se reproduzem de forma sexuada. Areia Nymphia Imagem: O Nascimento de Vênus, de William Adolphe Bouguereau (1879)

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