Visão de Mundo Agonística dos Gregos


Heráclito diz: "a oposição é reunidora, e das desuniões surge a mais forte harmonia: através do conflito, é que tudo vem a ser."

Essa concepção de mundo é praticamente incompreensível à sensibilidade contemporânea. Tendemos a pensar que a tensão e o conflito são desagregadoras das relações sociais. Para os gregos, o conflito (ágon) e a guerra (pólemos) são geradoras de todas as coisas. O consenso é que é estéril. O consenso, ou a unidade não são capazes de gerar algo novo.

O Combate (pólemos) e a diferença (diapherómenon) são a causa e o fundamento de todos os seres. Segue Heráclito: "o Combate é comum, a Justiça é o conflito e todos os seres surgem através do Conflito e da Necessidade."

Areia Nymphia

Fonte: Jaa Torrano. A Quádrupla Origem da Totalidade . Em: Teogonia, Hesíodo

#pólemos #ágon #Heráclito #visãode #visãodemundo #Justiça

4 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Dessacralização do Mundo

A dessacralização do mundo, de uma perspectiva histórica, é um fenômeno recente. "O homem profano descende do homem religioso e não pode anular a sua história: os comportamentos de seus antepassados q

Crise Existencial e Religião

Uma crise existencial traz à tona questões atemporais na história do pensamento humano, questões sobre a realidade do mundo e a presença do homem no mundo: "até que ponto o mundo e a vida são reais ou

ATENA

ATENA

Adquira já o seu livro de poesias!

APOLO

APOLO

Adquira já o seu livro de poesias!

HADES

HADES

Adquira já o seu livro de poesias!

AFRODISIA

AFRODISIA

Adquira já o seu livro de poesias!

Patrocine a poetisa. Doe um cafezinho. Grata!

Siga-me nas redes sociais.

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram