A Palavra Sagrada e a Poesia / o Canto: Estar Presente e Tornar Presente Conferindo Realidade


Não há nada no nosso pensamento racional ocidental contemporâneo, que minimamente se assemelhe à visão de mundo arcaica dos gregos. E olhar atentamente para a linguagem é a melhor forma de observar isto.

Nós temos contemporânea, em nossa linguagem racional e apartada do sagrado, as categorias de sujeito e objeto, ativo e passivo SEPARADAMENTE: ou você dirige ou você é dirigido.

No grego arcaico, não temos apenas a voz ativa e a voz passiva. Temos a voz média que significa ambas as coisas se desenrolando mutuamente: o ativo e o passivo - que dão origem ao objeto - e o próprio objeto resultante desse encontro.

Isso é indissociável de uma visão de mundo em que o sagrado faz parte da vida cotidiana. A palavra é Sagrada. A palavra é Palavra. A palavra tem o poder mágico de fazer o Sagrado se manifestar, como um encantamento.

Hesíodo inicia a Teogonia com o verso:

"Pelas Musas heliconíades comecemos a cantar". Essa tradução, a melhor que conseguimos, ainda não contempla o significado original do verso grego.

Vejamos:

"Pelas Musas... comecemos": aqui nós temos o modo subjuntivo médio-passivo "arkhómetha", que ao mesmo tempo diz "comecemos" e "sejamos dirigidos".

Isto significa que é Hesíodo quem canta, mas não é só ele, pois as musas cantam "através dele". (Obs: não pense você que isto seja um caso de "estar possuído pelas Musas". Não. Não são elas que cantam "no lugar dele". Ele canta. As Musas cantam.

E, ao mesmo tempo em que Hesíodo canta, ao mesmo tempo em que as Musas cantam "com e através dele", o resultado desse encontro, isto é, o Canto é a própria MANIFESTAÇÃO das Musas. As Musas SÃO o Canto, a poesia sagrada. Isto quer dizer que a poesia não é apenas um "presente" ou uma "inspiração" concedida pelas Musas. Não.

Em verdade, significa que, antes de iniciar o canto pelas Musas, as Musas estão inacessíveis ao poeta. "Musas" é - e deve ser - a primeira palavra do canto, senão o canto não existe, nem existirá. Quando Hesíodo inicia por elas, elas se manifestam, tornam-se PRESENTES ao poeta. Iniciar por elas é fazer com que se MANIFESTEM.

No entanto, cabe dizer que não é o poeta que faz as Musas existirem. A existência delas o antecedem. O poeta, ao chamá-las, apenas as torna MANIFESTAS e o resultado final, o Canto, é tanto prova da sua existência quanto a própria existência em si. O canto é as Musas. As Musas são o Canto. E são mais do que o Canto.

Quer entender como a mágica acontece?

Vamos ao segundo verso:

"Elas têm grande e divino o monte Hélicon".

O verbo aqui traduzido por "ter/têm" é "ékhousin" e tem a dupla acepção: * ter/ocupar/habitar; e * ter/manter/suster.

Como as Deusas/Musas habitam o Monte Hélicon , elas o mantêm na grandeza e na sacralidade. É pela presença Delas, que o monte se torna imponente e sagrado. Mantendo-o como habitação, as Musas fazem com que ele seja uma hierofania, isto é, a própria manifestação real e palpável do divino. Sem elas, o monte não seria sagrado, sem elas ele nem existiria e não poderia ser cantado.

Saudações!

Deise Zandoná Flores

****

Fonte: Jaa Torrano, em Teogonia , de Hesíodo.

#PalavraSagrada #poeta #hierofania #musas #hesíodo #MonteHélicon #Teogonia #ontologia #mitologia

2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Dessacralização do Mundo

A dessacralização do mundo, de uma perspectiva histórica, é um fenômeno recente. "O homem profano descende do homem religioso e não pode anular a sua história: os comportamentos de seus antepassados q

Crise Existencial e Religião

Uma crise existencial traz à tona questões atemporais na história do pensamento humano, questões sobre a realidade do mundo e a presença do homem no mundo: "até que ponto o mundo e a vida são reais ou

ATENA

ATENA

Adquira já o seu livro de poesias!

APOLO

APOLO

Adquira já o seu livro de poesias!

HADES

HADES

Adquira já o seu livro de poesias!

AFRODISIA

AFRODISIA

Adquira já o seu livro de poesias!

Patrocine a poetisa. Doe um cafezinho. Grata!

Siga-me nas redes sociais.

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram